Instituto Gianni Ratto

O centenário de Gianni Ratto está sendo comemorado com uma bela exposição no Sesc Consolação, São Paulo, em cartaz até 29 de abril. A exposição, com curadoria da historiadora da arte Elisa Byington e da filha do artista, a designer Antonia Ratto, pretende recriar o universo dos espetáculos e das ideias de Ratto.

Com projeto expositivo de Lidia Kosovski e Claudia Pinheiro, Gianni Ratto – 100 anos está estruturada como uma grande caixa cênica que convida o público a atravessar as cortinas e entrar no universo do artista. Como num palco, as obras estão dispostas em painéis pendurados por cordas, onde fotos, esboços, croquis finais em diferentes técnicas (originais e fac-símiles), maquetes, objetos e recortes de jornal recompõem fragmentos do que foi cada espetáculo para o qual as obras foram criadas. Recursos multimídia, como projeções, maquetes virtuais e instalações sonoras são também utilizadas para aproximar ainda mais o público do universo do teatro.

A reunião de sua obra dá uma visão de conjunto de sua trajetória, como sua vinda para o Brasil em 1954, no auge do sucesso e reconhecimento de seu trabalho na Itália, a primeira direção no teatro a convite de Maria Della Costa e Sandro Polloni, com o espetáculo O Canto da Cotovia, no Teatro Maria Della Costa (SP), A Moratória, no Teatro Popular de Arte (SP), O Mambembe, no Teatro Municipal (RJ), Os Saltimbancos, no TUCA (SP), entre outros.

Estruturada em módulos, a mostra apresenta projeções e videoinstalações, croquis originais, imagens impressas, fotografias, maquetes e outros documentos, como programas e cartazes de espetáculos, pertencentes a acervos no Brasil e Itália.


Em março e abril, a mostra conta com uma programação paralela com diversas atividades ligadas ao universo de Gianni Ratto, sobretudo a cenografia.
Consulte a programação no Portal: bit.ly/GianniRatto100anos

Gianni Ratto – 100 anos
Abertura: 7 de fevereiro de 2017, às 20h.
Visitação: de 8 de fevereiro a 29 de abril de 2017
De segunda a sexta, das 11h30 às 21h30. Sábados e feriados, das 10h às 18h30.
Livre - Grátis

Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245
3234-3000